Lançamento do livro Cenas em Jogo de Renato Tardivo

O Blog do Departamento convida a todos para o lançamento do livro Cenas em Jogo de Renato Tardivo que acontece hoje, dia 27 de outubro, entre 15:00 e 18:00 horas  na Livraria da Vila da Fradique Coutinho nº 915.

Na ocasião haverá um debate com a participação de Camila Salles Gonçalves, membro do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae.


Confira abaixo o texto de Camila sobre o livro:

Em seu livro, o escritor e psicanalista Renato Tardivo convida o leitor a participar do encontro de três artes: cinema, literatura e psicanálise. Esta última, enquanto arte da interpretação. Somos presenteados com  tranças conceituais, urdidas a partir da especificidade de cada uma das linguagens  implicadas e de seus modos de construir cada narrativa  percorrida.

Uma  das perspectivas,  a  partir das quais o autor comenta vários textos e filmes, tem como foco   “o campo paradoxal – reconciliação e conflito – implicado na comunicação entre as obras”.  Faz com que nos detenhamos em trechos literários e em movimentos de câmera,  planos e sonoridades escolhidos.

A  psicanálise  entrançada com a literatura e a linguagem cinematográfica  está, por exemplo,  na interpretação  que resulta do contexto  e  das cenas do filme Linha de passe de Walter Salles e Daniela Thomas. Após acompanharmos as histórias das cinco personagens que  “se (des) alinham” sobre uma São Paulo “assustadoramente real”, somos levados a  pensar sobre  “a conjuntura social  estruturada nos moldes da perversão, na qual o próprio corpo dos humilhados assume a condição de objeto fetiche”.

Os esclarecedores  ensaios deste livro  tornam presente , com coragem e beleza de estilo, o diálogo fascinante entre as artes. Um  exemplo é a abordagem  de Lavoura Arcaica, romance de Raduan Nassar e do filme homônimo  de Luiz Fernando Carvalho, que “vestiu com luz e som as palavras do romance ”.

Camila Salles Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um rubi no centro da tela

Gaza como Metáfora

Destraumatizar: pela paz, contra o terror