Marielle e Anderson - A voz que fica quando um corpo vai

"O assassinato de Marielle e Anderson causou grande comoção. Vejam a seguir uma breve reflexão do grupo de pesquisa e trabalho do Departamento de Psicanálise do sedes Faces do Traumático, escrita pelas psicanalista e integrantes deste grupo  Flávia Steuer, Marina Singer e Myriam Uchitel sobre este acontecimento".


Marielle e Anderson
A voz que fica quando um corpo vai

Comovidas pelo cruel assassinato de Marielle Franco, vereadora, mulher, negra,  mãe, ativista defensora dos direitos humanos e de Anderson Gomes, cidadão brasileiro, trabalhador, pai de família, também presente como tantos outros que morreram por exercer  sua cidadania, buscando uma sociedade mais livre, justa e solidária,  tratamos de pensar como resgatar da morte do corpo, a força da alma,  a força das palavras, dos  atos e gestos. Muito já foi dito e há ainda muito a dizer na tentativa de contornar, rearranjar os cacos e estilhaços que sobram dessa cena.

Surpresa, sobressalto, bloqueio, paralisia, ameaça à vida: são nomes que definem a condição do traumático. Fragmentação culpa, raiva, impiedosa interrupção da existência. São também efeitos da quebra.

O desmentido aprofunda a ferida no tecido social esgarçado. Muitas Marielles e Andersons se somam nas ruas, enquanto nas redes sociais boatos circulam na tentativa perversa de desmentir, de desqualificar as vítimas e justificar a barbárie.

Calar uma voz com rajadas  fará o tiro sair pela culatra.

Parafraseando o crítico dramaturgo de pós guerras, Brecht sentencia: “aquele que não conhece é simplesmente um ignorante, mas aquele que conhece e diz que é mentira, este é um criminoso”.

Quando pensamos no trauma como interrupção e na  ética psicanalítica como enlace, nos perguntamos: como propiciar o enlace como psicanalistas e cidadãos?

Precisamos responder ao susto, à perplexidade, à dor, ao sofrimento humano, com palavras e ações, com construção de história, significando e resignificando fatos para que não se instalem lacunas coletivas e para que possamos
 organizar respostas sociais.


Grupo de trabalho e pesquisa: Faces do Traumático
por Flávia Steuer, Marina Singer, Myriam Uchitel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um rubi no centro da tela

Gaza como Metáfora

Destraumatizar: pela paz, contra o terror