Toma que a mãe é tua!

Nessa semana apresentamos o texto hilário de Glaucia Faria da Silva “Toma que a mãe é tua!” Fala de como as modas, em meio a tantas repetições, faz passagem ao novo. Segura a peruca e boa leitura!

 

TOMA QUE A MÃE É TUA!

 

Tudo participa da lógica da moda. Tudo!

Roupas, modelos e cores, músicas, cachorros, plantas, cabelo, tudo sai de moda. Fábio Junior, antúrio, pigmaleão, pastor alemão, são substituídos por novas paixões e simplesmente desaparecem de nosso olhar e pensamento. 

Angústias também saem de moda. Em minha experiência,é cada vez menos comum ver pais de crianças na primeira infância preocupados com a fase das perguntas, quando a temida curiosidade sobre sexo apareceria. E se a pergunta aparecesse na casa da vovó? Corre, entrega a criança e espera que os pais se virem: toma que o filho é teu! Contudo, algo mudou... ou os pais perderam o medo da curiosidade dos filhos ou as crianças acharam respostas antes de formular perguntas

Parece que novas angústias se perfilam no horizonte: meu filho só come batata frita, meu filho nunca dormiu em seu quarto... Não creio que são novas angústias, mas há certamente uma mudança de lugar. Foi essa minha constatação de ano novo.

Ano novo, família velha: mesmas pessoas, piadas, redes paralelas de socialização, lugares de cena... Ano novo, família nova: em minha família, com os adolescentes se tornando jovens adultos, as novidades são realmente novidades. Eles trazem sempre um sopro atordoante, novos marcos de proibições e expansões, sons, cores emúsica!

Falando em música, agora mais velhas, as “meninas”tiveram coragem de me mostrar as letras dos funks que ouvem. Eu também, agora mais velha, me cansei de reclamar de saudades do Milton Nascimento e ouvi. 

Ouvi. É excessivamente cru. Tem graça. Tem humor. Tem um script relacional. Tem montes de palavras que não conheço. Meio adolescentes, meio adultas, minhas sobrinhas e minha filha cantavam em altos brados e riam muito. Resolvi tirar uma dúvida: meninas, o que é “grelinho de diamante?”

Muitas gargalhadas, uma raio transpassando uma questãocodificada nos olhares e a decisão: “Clara, toma que a mãe é tua”!

 

Gláucia Faria da Silva - Psicanalista, mestre e doutora pelo Departamento de Psicologia Social do IP-USP. Coordenadora do Serviço de Psicologia Hospitalar do Sabará Hospital Infantil entre 2012-2021. Organizadora do livro: Luto em Pediatria: Reflexões da Equipe Multidisciplinar do Sabará Hospital Infantil, Manole Editora, 2019. 

Comentários

  1. Glaucia, tô mal: continuo gostando de anturio. Um abraco

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana. Com texto curto e enxuto surgem muitos temas, a serem tratados com o gosto de cada um. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gaza como Metáfora

Destraumatizar: pela paz, contra o terror

‘Onde estava o Isso, o Eu deve advir’: caminhos da clínica contemporânea por René Roussillon