‘Mais além’ da Compulsão Alimentar

Você sabia que dia 2 de junho é o Dia Mundial da Conscientização dos Transtornos Alimentares? Pois é! Nesse dia ocorreu o evento "Mais Além da Compulsão Alimentar" organizado pelo curso de extensão Abordagem Psicanalítica das Problemáticas Alimentares do nosso Departamento e o lançamento do livro "Atendimento Psicanalítico da Compulsão Alimentar". As colegas Camila Junqueira e Maria Castanheira nos contam como foi esse duplo evento.

 

‘MAIS ALÉM’ DA COMPULSÃO ALIMENTAR

No dia 02 de junho de 2023, o Curso de extensão Abordagem Psicanalítica das Problemáticas Alimentares, composto por membros do Departamento de Psicanálise, promoveu o evento “Mais além da compulsão alimentar”, contando com os autores do livro “Atendimento psicanalítico da Compulsão Alimentar” e os convidados: a nutricionista Ana Maria Fernandes Roma e o economista Valter Palmieri Jr., em uma discussão bem apetitosa.

O dia 02 de junho foi escolhido para o evento pois ficou marcado como o Dia Mundial da Conscientização dos Transtornos Alimentares, envolvendo organizações e profissionais com o objetivo de trazer mais informações para esclarecer e desmistificar os transtornos alimentares. As pessoas que sofrem desses transtornos devem procurar e receber cuidados e tratamento adequado, considerando a subjetividade e complexidade de cada caso.

O evento marcou também o lançamento do livro mencionado acima. Esse livro condensa o trabalho de um grupo heterogêneo de psicanalistas que se dedicam ao estudo e ao tratamento de problemáticas alimentares há algumas décadas, a maioria de nós está ligada ao Departamento de Psicanálise deste Instituto, mas também contamos com a participação de autores ligados à USP e à SBP. No livro apresentamos ao leitor uma ampla gama de referenciais teóricos, mas o foco está nas ilustrações clínicas de processos terapêuticos que se desenrolam em busca da mitigação do sofrimento imposto pela compulsão alimentar.  A clínica das compulsões e das adições têm feito a psicanálise se ampliar e se reinventar, tanto em termos de teoria, mas sobretudo em termos da técnica.

No entanto, a compulsão alimentar é um tema que transcende a psicanálise e exigindo um olhar multifatorial, Essa questão é abordada no primeiro capítulo intitulado: “as tramas da compulsão”. Mas para marcar o dia 2 de Junho e para o lançamento desse livro, trouxemos falas vivas nessa direção: Ana Maria Roma, nutricionista, falado sobre a possibilidade de existência de uma obesidade saudável, e também a visão de um economista, Valter Palmieri Júnior especializado nas questões da alimentação, nos mostrando como o capitalismo desenha nosso desejo também na seara da alimentação.

Por fim, ouvimos os autores presentes comentando o Por que a psicanálise como um tratamento de escolha para a compulsão alimentar? O acolhimento e a escuta do inconsciente são fundamentais no processo de pensar e de transformar sobre a relação que temos com a comida e o nosso corpo.

Quem não pode estar no dia do evento pode assistir as apresentações no link: https://youtu.be/E3_6ZLnM2aQ e pode conhecer os capítulos do livro no site da Editora: https://zagodoni.com.br/?product=compulsao-alimentar-atendimento-psicanalitico-da

 

Camila Junqueira é psicanalista, Doutora e Pós-Doutora pelo IPUSP, Membro do Departamento de Psicanálise do Sedes, Coordenadora e Professora do Curso de expansão Problemáticas Alimentares (Sedes), autora de diversos livros, capítulo e artigos.

 

Maria Castanheira é psicanalista, Membro do Departamento de Psicanálise do Sedes, Professora do Curso de expansão Problemáticas Alimentares (Sedes), e coordenadora da área de psicologia infantil do Proata- Infância e Adolescência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gaza como Metáfora

Destraumatizar: pela paz, contra o terror

‘Onde estava o Isso, o Eu deve advir’: caminhos da clínica contemporânea por René Roussillon