PROJETO VERÃO: como a insatisfação corporal transtorna o seu comer
Com a chegada do verão e maior exposição de
nossos corpos, Camila Junqueira, coordenadora do curso de extensão sobre
problemáticas alimentares, nos ajuda a pensar sobre representação corporal
como construção social que pode estar a serviço de velados interesses. Vale a
leitura!
PROJETO
VERÃO: como a insatisfação corporal transtorna o seu comer
Você
está satisfeito com seu peso corporal? Ou ainda está pensando nos quilos que
ganhou nas últimas férias? Pensando nos quilos que quer perder para o próximo
verão?
Você
já parou para pensar de onde vem sua insatisfação corporal e o quanto isso
altera sua relação com a comida?
O
estigma do peso, preconceito ligado a pessoas com corpos maiores, é um nome
novo para um problema velho. Não é de hoje que as pessoas gordas são vistas
como preguiçosas, desleixadas e doentes (Jean-Peirre Poulain, 2013). O fenômeno
da gordofobia se enraizou na subjetividade muito antes de ser nomeado; no
entanto, sua nomeação foi, sem dúvida, um passo fundamental para que o
sofrimento que acompanha os sujeitos com corpos maiores possa ser reconhecido,
validado e tenha, sobretudo, sua origem questionada e combatida. A hashtag
#lutecomoumagorda tem ganhado adeptos nas redes sociais e problematizado a
questão.
A
silhueta ideal das mulheres foi sendo alterada de tempos em tempos. A década de
60 ficou marcada pela ascensão da modelo Twiggy e sua ausência de curvas, e
desde então, o corpo feminino exemplar é cada vez mais esguio, e mais
recentemente, esguio e musculoso. Naomi Wolf, jornalista americana, em seu
livro “O mito da beleza: como as imagens de beleza são utilizadas contra as
mulheres” (2002) relaciona a diminuição do IMC (índice de massa corporal)
da mulher ideal com o surgimento da pílula anticoncepcional. Para essa autora a
liberdade sexual que a pílula trouxe foi rapidamente cerceada por um padrão
estético impossível, que oprime e ocupa as mulheres. Ela escreve: “Quanto mais
fortes as mulheres se tornassem em termos políticos, maior seria o peso do ideal
de beleza sobre seus ombros, principalmente para desviar sua energia e solapar
seu desenvolvimento” (p.16). Recentemente a credibilidade de Naomi Wolf foi
questionada por ela fazer coro com o discurso anti-vacina de muitos americanos
que prezam pela liberdade individual em detrimento do pacto social. Ainda que a
autora possa apresentar pontos de vista distantes de um ideal coletivo, me
parece que a sua reflexão, de que a pressão estética impediria as mulheres de
se dedicarem à excelência no mundo do trabalho e da política, pode nos ajudar a
compreender a baixa representatividade feminina nessas áreas.
Aliás,
antes de Naomi Wolf, a psicanalista inglesa Susie Orbach já havia procurado
alertar as mulheres acerca dos efeitos da pressão estética em seu livro Gordura
é uma questão feminista: um manual de auxílio para quem come sem parar
(1978). Talvez tê-lo classificado como um manual de autoajuda não tenha
contribuído para que o livro tivesse a repercussão que merece entre os
estudiosos das questões sociais e emocionais ligadas à alimentação. Susie
Orbach relaciona a gordura feminina à posição social da mulher como uma cidadã
de segunda classe. A gordura resguardaria a mulher da competitividade e da
agressividade, características mais bem vindas no mundo masculino, além de
protegê-las em certos casos da sexualidade: “Muitas mulheres sentem alívio em
não ter que se conceber como pessoas que têm sexualidade. A gordura as retira
da categoria de mulher e as coloca no estado andrógino de amigonas” (Orbach,
p.43).
Mais
recentemente temos visto a pressão estética crescer entre os homens. A eles
parece que já não basta mais o status conferido pelo mundo do trabalho, traduzido
em poder e dinheiro. Cada vez mais, possivelmente movidos pelas mídias sociais,
tal como as mulheres, se preocupam em exibir seu bronzeado e seus músculos,
além de corrigir supostas imperfeições com dietas e procedimentos estéticos,
incluindo cirurgias plásticas. Uma pesquisa do IBOPE publicada pelo G1 (em 21
de julho de 2020) mostrou que nos últimos
cinco anos, subiu de 5% para 30% o número de pacientes do gênero masculino que
se submetem a técnicas invasivas.
A
pressão estética movimenta
a indústria bilionária da beleza, que fatura com a sua insatisfação corporal, e
não está sozinha na tarefa de enraizar na cultura uma ‘lipofobia’- para usar um
termo difundido por Jean-Pierre Poulain, sociólogo francês que estuda a
“Sociologia da Obesidade” (2013). Estima-se (Euromonitor) que em 2019 o
faturamento da indústria da beleza no Brasil chegou perto de 30 bilhões de
dólares. No entanto, a indústria farmacêutica e a indústria de alimentos também
lucram com a sua insatisfação corporal e com o seu sentimento de incompetência
para julgar o que deve comer. Quanto mais afastados ficamos das sensações
corporais de fome e saciedade, e das heranças alimentares de nossas
comunidades, mais vulneráveis ficamos à cultura da dieta, que nos leva a
consumir todo tipo de produto em busca de um ideal corporal inalcançável. A
desconstrução das tradições alimentares foi amplamente examinada por Claude
Fischler (2010) numa pesquisa realizada em diversos países. Seus resultados
apontam para uma relação entre uma epidemia de obesidade e o comer individual,
fortemente presente na cultura americana.
O comer transtornado é o resultado de tudo isso. O termo é
relativamente novo e faz referência à preocupação
intensa com a alimentação e a forma física, que resulta em sofrimento físico e
emocional. As pessoas que apresentam um comer transtornado não preenchem os
critérios do DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos
Mentais), que delimita os transtornos alimentares (anorexias, bulimias,
compulsão e atípicos...). Entretanto, é possível que apresentem outros
sofrimentos mentais que, se não forem identificados e cuidados podem, com o
tempo, preencher os critérios diagnósticos para ansiedade e a depressão!
Pesquisas
relativamente recentes (Alvarenga, et al, 2011; Brant, at al, 2019) estimam que
o comer transtornado atinge cerca de 40% da população feminina. Infelizmente
não foram encontradas pesquisas sobre o comer transtornado na população
masculina, mas é possível supor, considerando o aumento dos procedimentos
estéticos, que também entre os homens esse seja um fenômeno crescente.
O
comer transtornado é influenciado pela pressão estética, mas também pelo
nutricionismo e pelo marketing nutricional. O
nutricionismo é um termo cunhado por G. Scrinis através da soma das palavras
nutrição e reducionismo. O nutricionismo expressa a forma como a sociedade e a
indústria de alimentos reduzem as pesquisas em nutrição a regras dietéticas
baseadas em nutrientes isolados, nos afastando dos alimentos e dos aspectos
culturais da alimentação. Scrinis faz um alerta de como as pesquisas acerca dos
efeitos dos nutrientes sobre o corpo são apropriadas pelo marketing
nutricional, mas também pela indústria do emagrecimento, para vender produtos
de baixa qualidade e soluções milagrosas. "A ideologia do nutricionismo
também serve, em última análise, aos interesses financeiros da indústria
alimentícia, de suplementos dietéticos e de produtos relacionados com a perda
de peso, ao criar uma estrutura extremamente eficaz para a comoditização da
nutrição e para um novo mercado de nutrientes, de conhecimento nutricional e de
produtos de engenharia nutricional" (Scrinis, p. 41)
Nesse contexto, alimentos ultra processados de
origem vegetal, numa subversão do movimento plant based food, tem sido
acrescidos de uma porção de substâncias químicas para garantir sua textura,
cor, sabor e validade. Esses são vendidos como aliados da saúde e confundem
quem procura ‘comida de verdade’. Confusos, nós passamos a nos sentir comedores
incompetentes (Claude Fischler, 2011), o que alimenta a nossa ansiedade
alimentar... e transtorna nosso comer.
Marion Nestle (2021), que não tem parentesco com
a grande corporação, irá defender em seu livro Uma verdade indigesta que
a indústria alimentícia não pode financiar pesquisas cujos resultados podem
fazer aumentar ou diminuir as vendas de seus produtos. O conflito de interesse
entre as empresas financiadoras e os possíveis resultados das pesquisas
influencia a forma como esses resultados são divulgados e se serão omitidos. A
relevância do marketing nutricional para a nossa relação com determinados
alimentos pode ser compreendida também a partir da série Rotten
produzida pela Netflix. No episódio ‘A guerra do abacate’ entendemos que essa
fruta passa a ser queridinha das dietas através de ações de marketing e
planejamento estratégico aplicado por décadas e patrocinado por produtores.
Uma parte das pessoas que tem seu comer
transtornado irão desenvolver um quadro de transtorno alimentar. Os transtornos
alimentares podem se tornar bastante graves quanto aos prejuízos para a saúde,
com risco de morte. Do ponto de vista psicanalítico, compreendemos o sintoma
alimentar como fruto de uma injunção entre a cultura alimentar e estética atual
e certas fragilidades e modos de funcionamento do aparelho psíquico forjados a
partir das experiências da primeira infância, não apenas com a alimentação, mas
das experiências relacionais, constitutivas do sujeito.
Convido
o leitor interessado em conhecer o que a Psicanálise tem a dizer quando comer é
um transtorno a obter mais informações sobre o curso de extensão do Instituto
Sedes sobre essa temática: https://sedes.org.br/site/cursos-sedes/codigo-8428/,
e assistir o vídeo de apresentação do curso: https://www.youtube.com/watch?v=ZS-GsxqCgjg.
As inscrições devem estar disponíveis até fevereiro. Fica também o convite para
conhecer outros textos e vídeos meus no link: https://linktr.ee/camilajunqueira.98
e para quem gostaria de receber escuta para seus sofrimentos ligados ao corpo e
a alimentação, ou fazer encaminhamentos, conheçam o perfil da @Repp_pa Rede de
estudo e Escuta Psicanalítica das Problemáticas Alimentares no Instagram, que
recebe pacientes a valores acessíveis.
Camila Junqueira, psicanalista, doutora e pós-doutora pela USP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora e coordenadora de curso de extensão sobre Problemáticas Alimentares
Referências
Bibliográficas:
Alvarenga,
Marle et al (2011) Comportamento de risco para transtorno alimentar em
universitárias brasileiras, Rev Psiq Clín; 38(1): 3-7.
Brant,
Lorenna et al (2019) Comportamento de risco para bulimia em adolescentes.
Rev. paul. pediatr. 37 (2) Apr-Jun.
Fischler,
Claude & Masson, Estelle (2010) Comer: a alimentação de franceses,
outros europeus e americanos. São Paulo: Senac
Fischler,
Claude (2011) A comida como objeto de pesquisa: entrevista.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652011000100014
Nestle,
Marion (2019) Uma verdade indigesta: como a indústria alimentícia manipula a
ciência do que comemos. São Paulo: Editora Elefante.
Nunes,
Gabriel (2020) https://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2020/07/procedimentos-esteticos-em-homens-cresceram-30-nos-ultimos-cinco-anos-revela-pesquisa.html
Poulain,
Jean-Pierre (2013) A sociologia da obesidade. São Paulo: Senac
Scrinis,
Gyorgy (2021) Nutricionismo: a ciência e a política do aconselhamento
nutricional. São Paulo: Editora Elefante.
Wolf,
Naomi (2002) O mito da beleza: como as imagens de beleza são utilizadas
contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos.
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