Aliança perene

Mara Selaibe, autora do livro "Tempos Pandêmicos", ressalta a aposta do Blog na aliança entre seus membros para seguir no cuidado da vida psíquica ao seu alcance durante esse período tão traumático.

 

ALIANÇA PERENE

Mara Selaibe

O que cabe a uma associação de psicanalistas durante uma pandemia de um vírus mortal, vivida num país sequestrado pela política do horror? De certo lhe cabe apostar na aliança entre seus membros para seguir no cuidado da vida psíquica ao seu alcance! Essa direção aponta para a sustentação oferecida pelo Blog do Departamento de Psicanálise aos seus membros e à coletividade de leitores, cuja busca por espaço de elaboração foi ávida e necessária no decorrer dos dois anos assustadores.

E essa espécie de rede entre aliados não terminou com a decretação oficial do fim da pandemia no Brasil, em maio de 2023. Um ano depois, o evento de lançamento, cálido e gentilmente montado pelas organizadoras do livro TEMPOS PANDÊMICOS (Ed. Zagodoni), atesta a continuidade da função arregimentadora do Blog!

Na manhã do sábado 25 de maio último – dessa vez com sorrisos largos e abraços bem próximos – comemoramos o livro-marca de nossa pertinência, de uma espécie de "ninguém larga a mão de ninguém", registro material da força psíquica que nos une e reúne festejando a prevalência e a continuidade de Eros nessa luta de vida e morte.

Na oportunidade desse lançamento, escutamos, no instante da fala catalizadora do evento, certas frases e passagens selecionadas de alguns dos textos de TEMPOS PANDÊMICOS. Fomos, então, surpreendidos por um encadeamento a partir do qual pudemos realizar como o livro contém a escrita não de textos isolados sobre a pandemia; mas, sim, de uma narrativa longe da totalização, composta pelas tantas vozes/mãos.

Ainda agora ecoa a frase enunciada, a partir desse encadeamento, de que, no sentido derridariano de registro vivo, de abertura ao futuro, é "O Blog que se torna arquivo com a publicação desse livro. Não é que se torna, sempre foi. Mas é coletivizado, tornado público, revivificado." (Miriam Chnaiderman)

Somos testemunhas de nossa sobrevivência diante do horror do coronavírus e aquela pandemia pertence ao passado recente. Todavia, as feridas por ela causadas e calcadas em nós seguem reverberando no presente coletivo da sociedade maltratada, exigindo rearranjo de tramas libidinais para suas cicatrizações. As marcas remanescentes permanecem e permanecerão. Com elas, hoje, recriamos pensamentos e experiências de vida!

Muitos agradecimentos às organizadoras do livro e do seu lançamento: Fernanda Borges, Gisela Haddad, Gisele Senne de Moraes!

Mara Selaibe é uma das autoras do livro “Tempos Pandêmicos”.  

Comentários

  1. belo texto, Mara. Bom reconhecer as reverberações dessa festa-encontro-celebração. bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre Silvios e Anieles

‘Onde estava o Isso, o Eu deve advir’: caminhos da clínica contemporânea por René Roussillon

Gaza como Metáfora