Um acontecimento especial

Alcimar Alves S Lima situa o lugar psicanalítico e sociológico da produção do livro "Tempos Pandêmicos" que, através de seus textos, pode retratar um período tão difícil para todos. Confiram:

 

UM ACONTECIMENTO ESPECIAL

 

O livro Tempos Pandêmicos, foi lançado recentemente, no dia 25 de maio.

Gostaria de ressaltar dois aspectos importantes nesta produção, o psicanalítico e o sociológico.

Psicanalítico porque faz parte do ofício de todos os autores, e assim sendo, esse é o pano de fundo de todos os artigos.

Sociológico, pois a pandemia foi bem recente e nos colocou em uma situação em que o mundo inteiro viveu um drama comum.

A reclusão que vivemos durante este tempo foi traumática, tanto no sentido da doença quando houve milhares de mortes ao redor do mundo pela mesma contaminação, como pela traumatização emocional que levou milhares de pessoas a transtornos emocionais. E nessa atmosfera vivemos até recentemente.

Os autores viveram e escreveram seus textos nos momentos intensos e doloridos desta caminhada da humanidade. Disso decorre a riqueza dos artigos.

Nossas colegas Gisela Haddad, Gisele Senne de Moraes e Fernanda Borges, organizadoras do livro, através de seus trabalhos de reunir os textos deram forma a este rico livro.

Seu esmero percebemos na estética do livro que logo nos salta aos olhos. A cor escura da capa com caracteres brancos impõe-nos a seriedade do assunto.

As temáticas pontuadas nos dão testemunhos vividos de nossa época, história viva e vivida com intensidade pelos autores. As realidades são descritas de forma micro e macroscópicas, desde as singularidades, famílias, cidades e mundo. As questões referentes ao universo online inundaram os textos e as marcas deste universo vieram para ficar. Nossas vidas jamais serão as mesmas.

Fiz esta breve abertura para contextualizar o livro na contemporaneidade e apontar para sua importância naquele momento histórico.

Ainda gostaria de salientar aqui o dia do seu lançamento. Estavam presentes as organizadoras, grande parte dos autores e pessoas das mais diversas áreas. O clima era festivo, os autores realizados em verem seus artigos já em forma de livro. A certeza de estarmos vivendo já em outro tempo, apesar dos ainda preocupantes casos da doença ainda serem notícia em nosso meio. Viver em um outro tempo em que o contato físico, outrora negado, pôde ser a expressão da alegria CONTAGIANTE daquele dia. Gostei da palavra contagiante que pulsa nesse momento em que escrevo estas palavras.

 

Alcimar Alves de Souza Lima é um dos autores do livro “Tempos Pandêmicos”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘Onde estava o Isso, o Eu deve advir’: caminhos da clínica contemporânea por René Roussillon

Sobre Silvios e Anieles

Morte como Vida - pequenas reflexões a partir de Antônio Cícero