Memórias

Marcelo Vial faz um texto-homenagem a nossa querida colega Sandra Navarro que tanto nos fará falta.

 

MEMÓRIAS

Esta manhã participei da homenagem à Sandra Navarro. Ela se foi na madrugada do dia 23 de agosto. Há 6 dias, portanto. Sua partida inesperada me causou espanto, tristeza, saudade. Mas sua memória também me trouxe alegria.

O meu primeiro pensamento com a notícia de sua morte foi a construção imediata da sua imagem. Em seguida pensei que não a encontraria mais nos cafés ou nos corredores do Sedes, como sempre acontecia. Já não veria mais aqueles olhos iluminados, sempre enquadrados por um “sorriso de rosto inteiro”. Sandra certamente será lembrada por sua beleza incontestável.

Ela era uma mulher linda. O impacto doloroso da notícia diminui com o passar dos dias e eu vou compreendendo que a sua imagem sede espaço para alguma coisa diferente na minha memória. Eu tive o prazer de ter sido seu aluno em 2018 no seminário “A Sexualidade Infantil e o Complexo de Édipo”, um tema de particular interesse para mim. Foi ali que eu a conheci. Uma mulher forte e delicada. Que sabia acolher enquanto nos desafiava.

As emoções se misturam enquanto me lembro do convívio com ela. A saudade aperta e um sorriso invariavelmente aparece em meu rosto. A memória tem disso, não respeita tempo, ordem ou a linearidade do pensamento. E foi durante a cerimônia desta manhã que eu percebi que a imagem de Sandra estava agora acompanhada pela sua voz. Tenho uma forte memória da sua voz.

“ooooooOii marceLOo!” ela falava. “Como é que você essstTTÁáá?”. Era assim que eu a escutava. O timbre da sua voz continha notas de positividade e leveza. Suas conversas, explanações e perguntas eram mais carregadas no finalzinho de cada frase e consistentemente acompanhadas de um sorriso gostoso de se escutar. O seu sotaque e tom de voz me lembram a mais pura nobreza paulistana.

Interessante o poder da memória... agora mesmo me pego recordando dos nossos encontros, daqueles minutos preciosos antes do início das aulas e de suas dicas para isso ou aquilo... sua voz está muito viva na minha memória.

Foi emocionante presenciar os depoimentos durante a cerimônia. Amores de diversas cores foram expressos: amizades, irmandades, camaradagem. Vozes embargadas e olhos encharcados de saudade pronunciavam memórias de um convívio valioso e gratificante.

As perdas, as ausências, evocam marcas do passado e nos convocam a encarar os medos futuros. E neste momento de luto é a memória quem abre a possibilidade para entendermos os muitos papéis que Sandra desempenhou em nossas vidas. Como declarado por pacientes, amigos e amigas, Sandra se foi... e assim perdemos uma aluna, uma professora, uma amiga, uma supervisora, uma mãe, uma irmã. Em comum a todos, perdemos uma pessoa querida.

Uma pessoa querida que acreditava nas boas possibilidades da vida.

E que assim seja, Sandra. Que possamos sempre lembrar que é possível apostar nas boas possibilidades da vida.

Obrigado por tudo.

Com carinho,

Marcelo

Marcelo Vial é psicanalista, Acompanhante Terapêutico e consultor de Desenvolvimento Humano. É aluno do quarto ano do curso de Psicanálise do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, do qual é também aspirante a membro.

Comentários

  1. Belo texto Marcelo. Sensível e amoroso. Como Sandra queria: uma aposta na vida. Foi o que ela, valentemente, fez.

    ResponderExcluir
  2. Texto sentido e forte.Sandra merece.Ela foi uma valente na vida.Muita tristeza pela sua partida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gaza como Metáfora

Destraumatizar: pela paz, contra o terror

‘Onde estava o Isso, o Eu deve advir’: caminhos da clínica contemporânea por René Roussillon